domingo, 21 de outubro de 2007

Devido ao clima: "Menos fruta nos pomares"

Os pomares da região Oeste deverão dar menos fruta na “apanha” deste ano (2007). Perspectivam-se decréscimos de 10% na pêra e de 20% na maçã.
As condições meteorológicas desfavoráveis registadas em Junho – ventos fortes e as elevadas precipitações – afectaram a frutificação, comprometendo as expectativas iniciais dos agricultores. Também os elevados teores de humidade têm favorecido o aparecimento de ataques de pedrado nos frutos. No caso da viticultura, a principal preocupação relaciona-se com as doenças criptogâmicas. No entanto nem tudo é mau. Segundo o Instituto de Meteorologia, o conteúdo de água no solo na região Oeste, no final do mês de Junho, apresentava valores superiores ou próximos dos normais.
[20-07-2007]
Fonte: Oeste Diário

2 comentários:

Rafaela disse...

O pior de tudo é que a nossa região é uma das melhores produtoras de fruta, nem vamos imaginar as outras que têm pouca relevância no país.
E o ponto das pessoas continuarem a poluir e prejudicarem a natureza, leva a que cada vez seja pior a produção.
Devíamos tomar medidas como: deixar o carro em casa e andar a pé, não usar produtos poluentes como sprays, produtos para a pulverização e muito muito mais.

Ana Catarina disse...

O factor clima, por vezes, condiciona a produção agrícola. Os pomares em questão dão-se melhor num clima temperado e luminoso.
Os ventos fortes e as elevadas precipitações podem afectar a qualidade e a quantidade de fruta. Os ventos fortes fazem com que alguma quantidae de fruta caia no chão, pois nesta altura(Junho) os frutos já têm um tamanho considerável. Elevadas precipitações fazem com que o açúcar concentrado nos frutos se dissolva e assim tormam-se menos doces, apetitosos(saborosos), isto causa perda de qualidade.